MOSAICOS


A arte em mosaico é uma das mais antigas e teve seu início no Egito com a utilização de pedras semipreciosas e metais, principalmente o ouro. O estilo ourivesaria foi aplicado em murais e túmulos da nobreza egípcia, tendo como exemplo a decoração do espaldar do trono do Faraó AKENATON (1.334 A.C. ) e sua esposa NEFERTITI onde suas mãos saem do sol e trazem para o casal o ANCH, o símbolo da vida. A ourivesaria é feita com pequenas pedras semipreciosas esculpidas para ressaltarem os detalhes. Constata-se a transmissão da técnica de ourivesaria para a arte do mosaico no Século XX quando foi esculpido o retrato de perfil da atriz Elizabeth Taylor em mosaicos de diamantes. No Egito foram também utilizadas figuras humanas de perfil, em baixo relevo, principalmente em cerâmica, embora tenha se encontrado material em calcário desde Ramsés II.Tais fatos caracterizam a reprodução artística da figura humana no Egito antigo. A simbologia acompanha a arte em mosaico egípcia desde o princípio.Na India esta simbologia é ampliada com a introdução dos ROSONES ou MANDALAS onde cada uma delas traz uma mensagem simbólica diferenciada. Pode-se citar como exemplo a CRUZ ALADA Alada onde a representação dessa cruz oval (ANKER) simboliza a eternidade e está associada à união dos princípios geradores do mundo : o feminino e o masculino, muito utilizados pelos faraós para trazer-lhes proteção, saúde e felicidade. Esta simbologia foi retomada pelo cristianismo em representações estlilizadas de Cristo na cruz.
Ainda precisam ser esclarecidos vários mistérios da arte mosaica asteca. Pode-se dizer que se trata de um povo contemporâneo aos egípcios por suas pirâmides, sua cultura, seus conhecimentos cósmicos e de ourivesaria requintados . Suas jóias eram revestidas de mosaicos de pedras semipreciosas em um estilo multicolorido bem como os mosaicos de deuses, máscaras rituais e funerárias. A civilização maia também se situa no mesmo patamar, destacando-se na arte mosaica o calendário maia contendo uma gama de previsões cosmológicas e previsões metereológicas muito utilizadas na agricultura. Na Grécia o surgimento do mosaico helênico amplia situações sociais retratadas e guerras e batalhas são representadas: a Bataglia di Isso (333 a. C. ) Alexandre vence Dario. Cenas rurais e mitológicas são reproduzidas nos mosaicos gregos com a utilização de novos materiais tais como seixos e pedras comuns. A transposição de pedras para mosaicos de calçadas no período moderno é representada pela técnica de calçadas portuguesas, reproduzida magistralmente por Portinari no movimento constante das ondas do mar na calçada da orla de Copacabana.
A expansão do cristianismo tornando a religião católica a religião oficial no império romano reflete sua teologia e ideologia nas artes. A iconografia bizantina se expandiu então para a decoração de paredes e tetos com murais representativos do cristianismo nos templos ortodoxos e católicos. A introdução de pastilhas de vidro ocorre neste período, intensificando a utilização do ouro. A expansão do estilo mosaico romano trouxe contribuições importantes em vários aspectos: nos estilos pavimentais artesanais; PRETO E BRANCO da Primeira Era Imperial; POLICROMÁTICO da Primeira Era Imperial; PRETO E BRANCO do apogeu da Era Imperial, POLICROMÁTICO do apogeu da Era Imperial e o mosaico PALEOCRISTÃO . Todos os estilos contribuíram significativamente para a expansão de técnicas pavimentais de edifícios e residências e para a diversificação mundial da indústria de azulejos.
A SIMBOLOGIA nas MANDALAS se ampliou para se colocarem um contexto de aspirações humanas mais amplas e cósmicas. No MOSAICO BIZANTINO VENEZIANO, sobretudo no piso da BASILICA DI SAN MARCO aparecem com freqüência as ROSÁCEAS. Esta representação vai configurar mais tarde as MANDALAS muito utilizadas em pisos e revestimentos de pavimentos, móveis e utensílios.
A arte do mosaico tem representantes importantes entre artistas e paisagistas de Minas Gerais. Dentre eles se destaca PAULO WERNECK pioneiro histórico da arte mosaica na construção civil desde 1940 em todo o Brasil. Destaca-se a sua participação no grupo com Oscar Niemayer, Portinari, Bruno Giorgio, Ceschiatti, Djanira e muitos outros na cidade de Cataguases em Minas Gerais.

 

 

JOGO AMERICANO PARA PRATOS E TALHERES

CÓD. JAPR 001

Técnica: Pastilhas de vidro vermelho, amarelo, verde e roxo em quadriláteros alternados sobre placa de MDF de 1,00 cm. Dimensão :0,30cm x 0,30 cm.

 

 

PORTA COPOS E XÍCARAS

COD SPCX-001

Placas Retangulares de 0,08cm x 0,08cm ou Placas Circulares de 0,10 cm. Técnica: Pastilhas multicoloridas coladas em placa MDF.Dimensão : 0,05 cm x 0,05cm.

 

 

MANDALA NIRVANA

COD. MNIR 001

SIMBOLOGIA: Um estado feliz alcançado através da realização de SUNYATA, experiência iluminada. Técnica : Mandala concêntrica romana , circular,colada sobre prato comemorativo em fracalanza.Dimensão 0,30cm de circunferência.

 

 

MANDALA VIVA A VIDA

COD.VIVI001

SIMBOLOGIA: Vitórias e Conquistas Comunitárias. Ressalta comemorações e festas coletivas.

Bandeja americana giratória para petiscos em mosaico romano concêntrico. Técnica Pastilhas de vidro nas cores branca, vermelha, ouro, castanha e marrom dourada sobre placa de MDF de 0,35cm de circunferência.

 

 

MANDALA NOITE DE LUA BRANCA

COD. NLB001

SIMBOLOGIA: Paz tanto pessoal como familiar. Traz alegria radiante em noite de lua azul para os americanos e de lua branca para os brasileiros

Bandeja americana giratória para petiscos . Técnica: Pastilhas de vidro nas cores azul e branca, coladas em placa MDF de 1,00 cm. Dimensão: 0,35 cm.

 

 

MANDALA ODARA

COD MODA 001

SIMBOLOGIA: Qualifica atributos positivos: belo, bom, excelente. Técnicas, mosaico romano concêntrico .Pastilhas de vidro brancas, cinza, marrons. Dimensão: 0,35cm de circunferência.

 

 

MANDALA INDRA

COD IND001

SIMBOLOGIA: sentimentos tempestuosos , aguerridos, coletivos. Técnica : pastilhas de vidro nas cores preta, vermelha e branca coladas sobre placa MDF. Dimensão : 0,35 cm de circunferência.

 

 

MANDALA CEU ESTRELADO

COD CES001

SIMBOLOGIA: contemplação, êxtase , mistérios cósmicos. Técnica: pastilhas de vidro coloridas em cores brancas e azuis.Dimensão :0,35cm de circunferência.

 

 

MANDALA MIRIADES DE ESTRELAS

COD MIR001

SIMBOLOGIA : transmite transparências múltiplas no presente e no futuro astral. Técnica : mandala multifacetada com pastilhas em vidro nas cores azuis e branca.Dimensão: circunferência de 0,35cm.

 

 

SUPORTE PARA PANELAS

COD SPP001

Técnica: Pastilhas de vidro brancas e pretas coladas sobre suporte reciclado de ferro. Dimensão: 0,31cm x 0,31cm

 

 

SUPORTE PARA BOLOS

COD SPB001

Técnica: Pastilhas de vidro brancas, vermelhas /douradas e vermelhas. Dimensão: 0,25cm circular.

 



Apresentação
Mosaico
Poetas Visuais
Circuito Histórico
Esculturas - Instalações
Composições
Paisagens
Muna
Liberdade