No Atelier MUNA, situado na Chácara Museu Natureza, Ofélia Torres desfruta de uma visão geodésica extraordinária, com vista imperdível para Minas, situada bem ali na serra da Mantiqueira. Certa vez, um chapa que ajudava a descarregar material de construção disse:” é dona, aqui p’ra morrer de repente, leva no mínimo dois anos”, enquanto outro, pulando do caminhão, dando cambalhotas, disse: “mas daqui a gente vê é o mundo todo". Sem contar, é claro, com os cafés da manhã sobre as nuvens que inspiraram o pintor Ferreira o quadro ILHAS NO CÉU, Galeria Jacques Ardies, São Paulo.

A Recyclart para Ofélia Torres não se restringe apenas em transformar objetos refugados em peças de decoração ou utilitários, mas a fornecer a este novo objeto de arte uma nova representação simbólica independente de suas origens. Neste contexto, todo e qualquer material seja ele de origem animal, vegetal, mineral ou industrial pode ser trabalhado em conjunto ou isoladamente. Ofélia Torres vem trabalhando, por exemplo, séries de esculturas de grupos humanos, utilizando ossos resíduos de churrascos. Gratificada com o olhar extasiado das crianças para essas esculturas, passou a presenteá-las com ossos coloridos para que montassem suas próprias esculturas. Existe também aquela estória de um beija flor que tentou extrair mel das flores de uma instalação: ou ele estava muito carente ou ficou nessas flores algum resíduo de refrigerante ou cerveja das latas recicladas!

Na impossibilidade de apresentar fotograficamente todo o acervo de que se encontra no Atelier MUNA em São Paulo, Ofélia Torres apresenta  aqui duas de suas criações Recyclart.

  • MINOTAURO
    Clique para ampliar
    Descrição : Escultura em madeira , fixada em tronco
    Dimensões : Largura máxima 3,00m; altura máxima 5,00m
    Material Utilizado : Raiz de eucalipto,submersa por mais de trinta anos, por ocasião da construção da represa de água
    potável, segunda do mundo em volume de água potável e primeira de São Paulo em sua qualidade.
    Técnica : Esculpido a canivete, das 21:00h até às 4:00h da manhã, em noite de lua azul.

     
  • GENITRIX
    Clique para ampliar
    Descrição: Móbile de mesa em metal amarelo, onde a circunferência maior, GENITRIX, embala o ritmo cadenciado  da circunferência menor
    Dimensões : Largura máxima 0,60 cm; altura máxima 0,80 cm
    Técnica : partes de um lustre desmontado e remontado em móbile de mesa sem a utilização de parafusos, colas ou qualquer outro material para fixação e suporte.

Apresentação
Poetas Visuais
Circuito Histórico
Esculturas - Instalações
Composições
Paisagens
Muna
Liberdade